Perguntas Frequentes

O que é a OSTEOPATIA e como funciona?

A Osteopatia é um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção de Terapia Manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsula, tecido nervoso, vísceras, vascular e linfático).

É indicada de uma forma geral nas disfunções do corpo humano, principalmente mecânicas, onde ocorre uma alteração da função de alguma estrutura.

O sucesso do resultado da aplicação da osteopatia vai depender de uma boa avaliação cinético-funcional no paciente e saber se os sinais e sintomas apresentados por ele são indicativos para aplicação das manobras osteopáticas.

Quais são as Indicações da Osteopatia?

- DORES COM ORIGEM NA COLUNA VERTEBRAL - Hérnias Discais, Ciática, Lombalgias, Cervicalgias, Dorsalgias, Torcicolos, Síndrome do Túnel Cárpico, Dores Articulares nos Membros Superiores ou Inferiores, Radiculalgias; 

- DORES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS - Dores e Contraturas Musculares, Tendinites, Entorses, Lesões Desportivas, Artrites, Artroses;

- ALTERAÇÕES POSTURAIS - Escolioses, Cifoses, Hiperlordoses, Dores nos joelhos;

- PROBLEMAS CRÂNIO-FACIAIS - Cefaleias, Enxaquecas, Dor na Face, Nevralgia do Trigémio, Otites, Sinusites, Tonturas, Vertigens, Acufenos;

- PROBLEMAS DIGESTIVOS - Dores no Estomago, Disquinésia Hepato-biliar, Hérnia de Hiato, Enjoos, Náuseas, Obstipação, Cólicas;

- DOR NA ATM (Articulação Temporomandibular) - Disfunções da Articulação Temporomandibular e estruturas relacionadas, Bruxismo, Dificuldade em abrir a boca;

- EM PEDIATRIA - Plagiocefalias (Assimetria no Crânio do Bebe); Choro constante; Cólicas; Regurgitação;

- NA GRAVIDEZ - Antes e depois da gravidez para ajudar a reequilibrar o corpo; dores lombares ou sacro-ilíacas.

 

O que acontece numa consulta de Osteopatia?

Durante a consulta, será realizado um DIAGNÓSTICO tendo em conta a história clínica do paciente, a avaliação postural, a palpação e os testes de mobilidade, que permitem ao terapeuta estabelecer um plano de tratamento.

O TRATAMENTO é realizado através de suaves manipulações orientadas a aliviar a dor, restaurar funções e promover a saúde e o bem-estar. São utilizadas diversas técnicas, estruturais, funcionais, sensoriais e miofasciais, que respeitam os tecidos e não vão além dos limites que as estruturas do corpo nos permitem.

Quantas sessões de Osteopatia irei necessitar?

No final da 1ª consulta, será analisado o seu problema, consoante o seu diagnóstico e avaliado a forma como o seu corpo reage ao tratamento. Só depois desta analise será possível, estabelecer um número de sessões. Mas por norma, as melhorias aparecem logo após a primeira sessão.

Que outras técnicas são utilizadas na consulta da Dra Marta Amaro?

Para além das técnicas ditas osteopáticas, durante a consulta com a Dra Marta Amaro, podem ser utilizadas outras técnicas e conhecimentos que foi aprendendo e profundando ao longo de todo o percurso profissional.

Assim, podem ser aplicadas técnicas de Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa; Mesoterapia Homeopática; Reflexologia; Kinesiologia, assim como conceitos de Naturopatia, Nutrição e Homeopatia.

Quais as Contraindicações da Osteopatia?

Não existem contraindicações, apesar de existirem determinadas patologias em que não é aconselhado envolver técnicas manipulativas, existem outras técnicas tais como técnicas de tecidos moles combinadas com mobilizações, alongamentos, inibições musculares, entre outras para complementar o tratamento.

Posso fazer a minha vida normal após o tratamento de Osteopatia?

Sim, apenas é proposto ao paciente que tente descansar para que haja uma maior eficácia e aumento do sucesso do tratamento.

A Osteopatia pode ser usada como uma Terapêutica Preventiva?

Sim, sem duvida. Paciente que constumam ter problemas na coluna ou um histórico familiar, beneficiam bastante dos tratamentos de Osteopatia, evitando assim que as dores se venham a instalar.

É comum também tratar pessoas que trabalham sentadas ou em pé o dia inteiro, pois a técnica proporciona melhor movimentação nos músculos e articulações, evitando possíveis doenças.